Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, como se fosse realmente a outra pessoa, tivesse vivido a história da pessoa, morasse na casa, tivesse a família, o trabalho, as responsabilidades, os problemas e as vitórias desta pessoa.
É algo muito complexo e não tão fácil de fazer. Algumas pessoas, já desde pequenos tem um grande poder empático. Notamos isto quando desde a infância nos sensibilizamos com a dor do outro.
Perceber isto nos nossos filhos é muito importante e podemos fazer de forma simples. Estes dias uma colega da minha filha quebrou o braço na escola, ela chegou extremamente preocupada com a menina, não sossegou enquanto eu não entrei em contato com a mãe da colega e recebi notícias. Também podemos ver através das emoções que afloram ao olhar televisão, se uma pessoa no filme ou novela chora, seu filho como reage? Também ao passar pelas ruas ao ver um mendigo, como seu filho reage?
Se você nota que seu filho não tem empatia, é um sinal de alerta e deves procurar ajuda profissional.
Mas, o que acontece muitas vezes, é que quando crescemos vamos lidando com certas questões como se fossem normais e vamos perdendo a empatia, vamos nos tornando pessoas mais insensíveis que pensam mais em si e os problemas dos outros são dos outros.
Está certo, os problemas dos outros, são dos outros. Mas, a gente está neste mundo para se relacionar com os outros e ajudar o próximo é uma questão de humanidade.
Por isso, usar a empatia nos ajuda a sermos mais humanos, a nos relacionarmos com os outros de forma melhor, mais próxima e com certeza é uma das habilidades mais importantes neste mundo moderno e tecnológico.
Tenham um bom dia!
Letícia Marchese
Nenhum comentário:
Postar um comentário